Design Vision

Com patrocínio do Ministério da Cidadania e das Lojas Pernambucanas, este projeto é destinado para estudantes e fomenta a sustentabilidade na moda, por meio da utilização inovadora de resíduos têxteis.

Em cada edição, os estudantes selecionados recebem um programa de capacitação com mentores renomados no mercado e desenvolvem suas obras exclusivamente com resíduos de tecido, incentivando a sustentabilidade de forma criativa e única.

Eles ainda contam com o apoio em corte e costura de ONGs que capacitam jovens e adultos em condições de vulnerabilidade social e tem a possibilidade de expor seus trabalhos em diversos eventos e locais.

curadores

Renato Dib

Walter Rodrigues 

15

Estudantes de moda de todo o Brasil

5

Finalistas

Workshops | Palestras | Capacitação | Desfile | Exposição | Prêmios Especiais

Saiba mais sobre as edições passadas:

Design Vision 3ª edição - 2019

O Ministério da Cidadania e as Lojas Pernambucanas apresentam a 3ª edição do Design Vision, projeto realizado pelo Instituto Focus Têxtil destinado a estudantes de moda e arte. Os 15 selecionados terão a chance de expor trabalhos com viés de sustentabilidade ambiental e sociocultural através de um programa de capacitação com curadoria de Walter Rodrigues e Renato Dib. Serão oferecidos workshops, oficinas e palestras para inspirar os participantes a criarem obras exclusivamente com resíduos têxteis. Eles ainda contarão com o suporte de ONGs, que capacitam jovens e adultos em condições de vulnerabilidade social.

arte

Para arte, a proposta é criar a partir de retalhos têxteis e trabalha-los como matéria principal para desenvolver as obras. Nesta edição, os alunos contarão com a mentoria de Renato Dib, artista plástico com exposições em diversos países e que trabalha intensamente com tecidos.

moda

Para moda, o objetivo é desenvolver uma coleção do começo ao fim, trabalhando conceitos, criação e apresentação de um desfile. Os participantes contarão com o apoio do renomado estilista Walter Rodrigues, curador e mentor do Design Vision desde o início.

capacitação

Workshop Tecido Humano

Workshop inicial, ministrado por Alexandre Heberte no SPFWN47, realizado em abril de 2019, na Bienal de São Paulo. O entendimento do que é o tecido e a arte de tear foi exposta numa dinâmica fascinante. Assista!

Sustentabilidade e Conceitos

Em junho de 2019, os participantes assistiram uma palestra ministrada por Chiara Gadaleta, especialista em moda sustentável e consumo consciente.


Neste mesmo dia, aconteceu a primeira apresentação dos projetos conceituais para os curadores Walter Rodrigues e Renato Dib. Cada um dos estudantes começou a trabalhar suas coleções com resíduos têxteis, com o tema proposto: "Múltiplos".


Confira um pouco de como foi esse encontro:

Responsabilidade Social

Em junho de 2019, os participantes conheceram o Instituto Acaia, uma das ONGs parceiras do projeto.


Neste encontro, os estudantes conheceram as Artesãs da Linha Nove, que atuam no espaço Casa Amarela do Instituto Acaia. Além disto, passaram por todos os espaços de costura e artes que a ONG oferece.


Esta troca foi muito importante, pois os estudantes puderam contar com a mão de obra e o espaço de artes para construir suas coleções.

Economia Afetiva

Em agosto, os estudantes participaram do Workshop ministrado por Jackson Araújo.


Criada pelo palestrante em 2014, o termo Economia Afetiva significa uma nova perspectiva de mercado pautada na valorização e desenvolvimento do coletivo, para criação de produtos inovadores e disruptivos. 

1/1

Conclusão 3ª Edição Design Vision

As coleções finais foram apresentadas no Focus Fashion Summit, evento realizado pela empresa Focus Têxtil em novembro de 2019. Foi um grande encontro dos principais players da cadeia têxtil e com mais de 3000 visitantes.


Cada coleção foi avaliada por um júri especializado:

© 2020 por Focus Têxtil